quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TRON(1982)

T.P: Tron
Realização: Steven Liesberger
Género: Ficção Científica
Duração: 95 minutos

Há filmes que são demasiados incompreendidos e até avançados para o seu tempo e TRON é sem dúvida um deles. Produzido pelos estúdios Walt Disney, TRON foi a primeira tentativa da Disney se estabelecer no panorama do cinema em imagem real (visto que a Disney dominava por completo o cinema de animação). Foi mal recebido pela crítica e pelo público mas passados alguns anos, tornou-se num fenómeno de culto. TRON foi um dos primeiros filmes que misturou actores de carne e osso com a animação digital. Não há dúvidas que TRON é um filme inovador que abriu as portas para o cinema digital. Se pensarmos em Toy Story, Matrix, esses filmes devem muito a TRON e á revolução que causou no panorama do cinema digital.
Kevin Flynn é um programador genial e um pouco arrogante que trabalhava na empresa ENCOM. Flynn foi despedido e tornou-se dono de um salão de jogos. Ao tentar entrar no programa da ENCOM, Flynn é acidentalmente transportado para um mundo digital dominado pelo programa Master Control. Juntamente com o protector dos usuários TRON, Flynn inicia uma corrida contra o tempo para regressar ao mundo real. TRON inovou pelo seu aspecto visual brilhantemente detalhado na mente de Steven Liesberger, que criou um mundo digital praticamente credível. Há cenas que são imagem de marca de TRON com a espectacular corrida de motos de luz que cria arrepios na espinha.
O elenco é sem dúvida fabuloso incluindo Jeff Bridges num dos seus papéis de referência que viria a repetir na sequela TRON: O Legado, Bruce Boxleitner, Cindy Morgan e David Warner.
TRON passou de fracasso de bilheteira para filme de culto bem merecido e continua a cativar os seus fãs e atrair uma nova geração de público. Tal como Blade Runner, The Thing, entre outros títulos de culto, TRON conseguiu resistir ao tempo e é uma grande referência e influência não só no género sci fi mas no panorama do cinema digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário